quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Atividade 3.2 - Curso 100 Hs.


Tecnologia e as práticas de linguagem

Em pleno século XXI acredita-se que a linguagem como prática social seja modificada pelo uso inadequado do computador e, que essa prática social da linguagem hoje, está muito presente. O uso do computador dentro das escolas é uma ferramenta a mais como apoio tanto do aluno quanto do professor no processo ensino aprendizagem.
Entende-se por prática social o uso constante da linguagem, no caso o uso da língua portuguesa, tanto a oralidade como a escrita é de fundamental importância dentro da Sala de Informática como meio de comunicação entre professor e aluno.
É possível observar que as aulas na sala de informática não só de língua portuguesa, mas nas demais disciplinas no contexto interdisciplinar estão ocorrendo mudanças, à tecnologia tem contribuído para que este avanço tecnológico como nova ferramenta seja considerado importante na formação do indivíduo.

É indiscutível a diferença dos alunos dentro da Sala de Informática ao fazer uso das novas ferramentas que servem como apoio no ensino aprendizagem, assim como a influencia na prática do professor dentro desses espaços. Entretanto, é possível considerar que o ensino dentro da Sala de Informática, bem como o uso do computador tem mais motivação, tanto do aluno quanto do professor.
A linguagem é organizada pelo pensamento e o computador tem facilitado a estrutura e a organização da linguagem. Portanto, acredita-se que o uso das novas tecnologias podem contribuir para novas práticas pedagógicas dentro de novas concepções de conhecimento, de aluno, de professor, de aprendizagem, de construção onde o indivíduo constrói seu próprio conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário