segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Atividade 3.3 - Planejamento de aula - Partilhando experiências

Língua Portuguesa
Tecnologias
- Ferramentas de publicação
- Processadores de texto
- Sites de áudio e vídeo
Objetivos:
- Identificar a adequação do uso da língua escrita na internet
- Utilizar recursos coesivos

Conteúdos
- Comunicação oral
- Produção de textos
Tempo estimado
06 aulas
Material necessário
Computador com acesso à internet

Oportunidades de ensino
- Criar blogs
- Realizar e publicar vídeos
- Revisar e editar textos no computador
Desenvolvimento
1ª etapa: perguntar à classe quem usa o Twitter e quais são suas características
2ª etapa: apresentar um texto com uma temática que agrade a garotada, e organizar em grupos, para que os alunos leem os textos atentamente para posteriormente produzir seu texto.
3ª etapa: organizados em grupos, os alunos devem ler os textos dos colegas e e eleger o melhor texto de cada um.
4ª etapa: recolher as produções e verificar se há problemas relativos a coerência, ao estilo e ao uso de conectores linguísticos.
5ª etapa: criar uma conta no Twitter, o 'livro virtual" que reunirá todos os textos selecionados ou em livro impresso com os mesmos textos.
Avaliação
Analisar com a turma os textos descartados e verificar o porquê de eles não terem sido escolhidos: possuem problemas de conectores linguísticos? Apontar as deficiências encontradas e propôr reescritas coletivas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário