segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Atividade 3.4 - Utilizando Tecnologias em Projetos de Trabalho


Tema: Tecnologia e as práticas de linguagem

Objetivos:

Geral:

Analisar o uso da língua escrita na internet pelos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Augusto Meira”.

Específicos:

- Identificar o uso dos recursos coesivos na produção de textos escritos;

- Identificar características dos gêneros orais e escrito e observar suas diferenças;

- Desenvolver os diferentes gêneros da oralidade através dos blogs e da edição de textos no computador;

- Fazer um paralelo entre a escrita dos alunos (internautas) e a escrita em sala de aula.

 Justificativa:
A justificativa da presente pesquisa se deu por entender que atualmente com o crescimento da internet e das inúmeras possibilidades de uso de computador em sala de aula, pesquisadores têm se preocupado em estudar os diferentes aspectos da necessidade de um trabalho pedagógico em que o professor reflita sobre sua ação escolar. A razão incentivadora à realização desse trabalho é a necessidade de compreender a linguagem virtual na sala de informática e seus reflexos na produção de textos e nas dificuldades de aprendizagem que é um assunto vivenciado. Esta pesquisa visa abordar o uso da tecnologia e as práticas de linguagem.
 Metodologia

A pesquisa será desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Augusto Meira”, localizada à Avenida José Bonifácio, 799, no bairro de São Brás, na cidade de Belém no Estado do Pará, região norte do Brasil.
A metodologia empregada no desenvolvimento da proposta será dividida em sete etapas:

1ª etapa: apresentar um texto com uma temática voltada à realidade dos alunos, e organizar em grupos, para que eles os leem atentamente para posteriormente produzir seu texto.
2ª etapa: revisar e editar textos no computador.

3ª etapa: organizados em grupos, os alunos devem ler os textos dos colegas e eleger o melhor texto de cada um.

4ª etapa: recolher as produções e verificar se há problemas relativos à coerência, ao estilo e ao uso de conectores linguísticos.

5ª etapa: criar blogs, realizar e publicar vídeos reunindo todos os textos selecionados.

6ª etapa: análise dos dados.

7ª etapa: discussões dos resultados.
Local do estudo
A pesquisa será desenvolvida, na Sala de Informática e na Sala de Aula, com alunos das turmas de 8ª séries do turno da manhã da Escola “Augusto Meira”.
Questionários de coleta de dados
Serão utilizados dois questionários: o primeiro, constituído de questões nortedoras, visa detectar as necessidades de aprendizagem acerca da linguagem na internet e da produção de textos escritos em sala de aula.
Análise dos dados
Com relação às questões norteadoras, os dados serão analisados qualitativamente, visando obter a descrição significativa do conteúdo sistemático e objetivo, permitindo a inferência de conhecimentos relativos às condições de produção/recepção das mensagens.
==Ver todmBibliografia

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BONINI, A. Metodologias do Ensino de Produção Textual: A Perspectiva da Enunciação e o Papel da Psicolinguística. Perspectiva – Revista do Centro de Ciências da educação da UFSC, Florianópolis, v. 20, n. 1, 2002.

COSTA VAL, Maria da Graça. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

FAVERO, Leonor Lopes. Coesão e Coerência Textual. São Paulo: Ática, 1991.
GERALDI, J. W. (1997). Da redação à produção de textos. In: CHIAPINI, L. (Coord. geral). Aprender e ensinar com textos de alunos. v. 1. São Paulo: Cortez.  

LÉVY, PIERRE. As tecnologias de inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: 34 1993.
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MARCUSCHI, L. A. Gêneros Textuais: Definição e Funcionalidade. In: DIONÍSIO, A. P; MACHADO, A. R. & BEZERRA, M. A. (Orgs.) Gêneros Textuais e Ensino. Rio de Janeiro: Lucerna. 2002, p.19-36.
__________. Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção do sentido. 3ª Ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2010.                  
                                                                                                                  
Xavier, Antonio C. S. O Hipertexto na sociedade da informação: a constituição do modo de enunciação digital. Tese de Doutorado, Unicamp: inédito, 2002.





Um comentário:

  1. Bom dia professora.
    Parabéns, está em dia com as atividades.
    Mostra seu interesse e dedicação.
    Continue assim
    Abraços.
    Rosângela Pinho.

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